segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Coroa do Advento







A coroa do advento (ou guirlanda do advento) é o primeiro anúncio do Natal. Guirlanda, como o nome mesmo indica é feita com ramas verdes, em sinal de esperança, enfeitadas com fitas vermelhas representando felicidade, e advento quer dizer chegada, começo, renascer. O dia do Advento de Cristo é anunciado um mês antes do Natal, onde é dependurado nas portas das residências arranjos anunciando a chegada do Messias. Em muitos países, se tem a tradição de colocar junta a guirlanda, quatro velas, para o tempo prévio da chegada do Menino, ou seja, quatro semanas. Estas velas simbolizam as grandes etapas da salvação de Cristo. No primeiro domingo deste tempo litúrgico, acende-se a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e a Eva. No segundo domingo, a segunda vela acesa representa a fé dos patriarcas. Eles creram no dom da terra prometida. A terceira vela simboliza a alegria do rei David, que celebrou a aliança e sua continuidade. A última vela acesa no último domingo, ou seja, que antecede o Natal, representa o ensinamento dos profetas que anunciaram um reino de paz e de justiça.


Também cabe ressaltar a importância das cores das velas. Se você adorar, por exemplo, a cor vermelha para a primeira vela, utilize matizes mais claras para as outras duas, sendo a última sempre tem que ser branca. O mesmo serve para a cor verde ou azul. As cores escuras no início representam o início de tudo, o pecado de Adão e Eva, o início da humanidade à busca da evolução através dos tempos. Sucessivamente as outras duas velas de tons mais claros (em degradê), representam a esperança e a fé. Por último a vela branca está a luz Divina enviada através de Jesus, traduzindo a pureza e a união.A coroa de cipestres que os pagãos usavam para homenagear seus heróis nos esportes ou nas batalhas pode também ser a origem da guirlanda. Foi incorporada aos costumes cristãos para enfeitar as casas durante o mês de Dezembro. As Guirlandas, grinaldas, festões e arranjos com folhagens podem ter nascido com a superstição de que heras, pinheiro, azevinho e outras plantas ofereciam proteção, no inverno, contra bruxas e demônios. Seus ramos eram usados para afugentar a má-sorte. Representa a mandala, um diagrama em círculo lembrando que a nossa vida é um ciclo de nascimento e mortes. Simbolizando a vida eterna e a paz, a guirlanda está presente na decoração natalina atual.
 
Diz antiga lenda que se as pessoas passarem sob ela atrairão sorte para si. Ela é sinal de esperança e vida; sua fita vermelha representa o amor de Deus que nos envolve, e as velas acesas, a fé e a alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário